Início » Inglês para Crianças » Ensinando Inglês para Crianças Muito Pequenas

Ensinando Inglês para Crianças Muito Pequenas

Introdução

Pode ser muito difícil entrar em uma classe de 20 ou 30 crianças de seis anos de idade quando temos pouca experiência de ensino. Como reagir quando três deles choram e não querem ficar na sala de aula? O que fazer quando algumas crianças engatinham sob mesas ou jogam pedaços de papel pela sala? Como lidar com as crianças que não querem falar ou fazer coisa alguma? E como organizar idas ao banheiro? Aqui estão algumas idéias que, esperamos ajudem o professor de crianças muito pequenas a lidar com estas situações tão eficientemente quanto possível, de modo que ainda se possa ensinar um pouco de Inglês!

Materiais:

Ursos de pelúcia ou bonecos
Cartão vermelho e amarelo
música
canetas de quadro

No início

Você é uma pessoa nova em suas vidas e, possivelmente, em um novo ambiente, com novas regras. Tudo isso pode ser muito desestabilizador para as crianças muito jovens que estão acostumadas a estar perto de seus pais e das pessoas que elas conhecem. Você realmente precisa construir a sua confiança antes que elas possam aprender alguma coisa.

  • Quando elas entram em sala de aula é importante estar lá para recebê-las e usar seus nomes, tanto quanto possível.
  • Ter três ou quatro ursos de pelúcia alinhados em sua mesa e peça que as crianças chorosas tomem conta do “Snoopy”, porque ele é muito tímido. Eles vão adorar a responsabilidade e isso irá funcionar como uma distração.
  • Você deve ter sempre os mesmos fantoches ou bonecos em cada lição, pois podem servir para introduzir o novo idioma ou explicar as regras para jogos etc. (Essa é a importância da função dos fantoches Zip e Stella no projeto Rio Criança Global.)
  • Tenha alguma tranquila música infantil  tocando no início da aula para tornar o ambiente mais acolhedor e mais calmo.

Aspectos práticos

Quando uma criança diz que quer ir ao banheiro, de repente todo mundo vai querer ir. Você vai rapidamente reconhecer aqueles que pedem para ir apenas como uma desculpa para deixar a sala de aula.

  • Você deve estabelecer regras para beber água ou ir ao banheiro logo nas primeiras aulas. (Em outro post, colocarei algumas ideias que dão certo.)
  • Tenha um pouco de tecido na sala de aula para a criança assoar o nariz!

Rotinas

  • É muito importante sempre começar e terminar a sua lição da mesma maneira todas as aulas. Quanto mais as crianças estão familiarizadas com as rotinas de classe mais fácil é manter a disciplina.
  • No início de sua aula, você pode fazer a chamada com alguma atividade vinculada aos nomes de cada aluno. (Em um próximo post, colocarei alguns exemplos). Isto irá fornecer-lhe uma oportunidade perfeita para instalar calma antes de iniciar a aula. 
  • Você pode cantar uma “Hello Song ‘ em que os fantoches cantam para as crianças e, em seguida, as crianças cantam para os fantoches.
  • Peça a todos para que retirem tudo de cima das mesas e deixem apenas o que for ser utilizado na aula. É importante ser firme mas cordato nesse momento. Todo o material que não for utilizado dever ser colocado na mochila antes de começar a aula.
  • Certifique-se de todos o material do professor esteja pronto logo no início da aula para que você possa dar-lhes corretamente a sua atenção. Isso deve ser feito o mais rápido possível, sem virar as costas para a classe e é importante manter a rotina de começar a aula sempre com a mesma saudação.
  • No final da aula, pode-se cantar uma música ‘Goodbye’ ou, simplesmente, uma mini-conversa “Thank you. See you next class. Have a nice week.” Onde as crianças repetem o que você diz. Faça-os ficar em silêncio antes de dizer esta despedida e logo eles entenderão o que eles têm de fazer no final de cada lição. Não saia correndo ao final de uma aula turbulenta !

(traduzido do site Teaching English – BBC)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: