Início » Disciplina – Dicas para manter a disciplina na sala de aula

Disciplina – Dicas para manter a disciplina na sala de aula

classroom

Você precisa ver qual sistema funciona para você e as crianças que você ensina, mas você deve ter um “sistema”!

As crianças precisam saber o que se espera deles, em vez de serem repreendidas e elas ficarem sem saber o motivo da repreensão.

  • Desenhe dois rostos no canto do quadro no início de cada aula, um sorridente e o outro triste. Escreva seus nomes em cartões que você usará durante o ano. (É uma boa ideia plastificá-los). Colocá-los na placa-nos entre as duas colunas. Se a(s) criança(s) fazem algo de bom, como participar, ajudar um amigo ou arrumar, então você pode mover o seu nome para a coluna da cara feliz. Este é um grande incentivo para eles e mostra que você não está apenas se concentrando nas crianças que se comportam mal. Se uma criança se comporta mal, você pode mover o seu cartão, mas dê à criança a chance sair da coluna cara feia e, eventualmente, mover para a coluna de rosto sorridente, se durante o resto da lição ele fizer duas coisas boas. No final da aula parabenize aqueles que estão na coluna smiley.
  • Como no futebol, você pode distribuir cartões amarelos para indisciplina menos séria e cartões vermelhos para o mal comportamento mais sério. Dois cartões amarelos podem ser substituídos por um cartão vermelho. Você pode escrever na agenda dos alunos com mal comportamento, para os pais saberem ou fazer alguma anotação no livro do aluno, ou manter um registro para você mesma sobre quantos cartões vermelhos cada aluno tem. De qualquer forma, converse com o professor da turma para chegar a um consenso sobre como a sua forma de disciplinar será e se está de acordo com a direção da escola.
  • A organização das mesas dos alunos é fundamental para a manutenção da disciplina. (Infelizmente, a maioria dos professores de inglês no município não tem a sua própria sala de aula para inglês.) Porém, certifique-se de que você possa manter contato visual – olho no olho – com todos os alunos.  Se eles estiverem sentados de costas para você, haverá maiores chances de se distraírem.  Se eles se sentam em círculos, ou em grupos, movimente-se, você professor, o tempo todo pela sala. Não hesite em mudar um aluno de lugar se eles se distraírem facilmente ao sentar próximo a determinadas crianças. É importante que as crianças sentem-se próximas de outras crianças com quem elas se relacionam bem.
  • Certifique-se de que eles têm o mínimo necessário sobre suas mesas. O lápis de um amigo pode rapidamente tornar-se muito mais interessante do que a própria lição. (Por isso, sugiro que nas aulas de inglês, todos os alunos utilizem apenas o material padrão, uniforme e idêntico que o professor leva para a sala. E que ao final deve ser devolvido ao professor. Garanto que acabarão as brigas, com frases como, “Tia, ele pegou a minha borracha que meu pai me deu!!!” ).
  • PROÍBA, mesmo, o uso de apontadores ! Se o lápis de alguma criança quebrar, pegue-o de volta e empreste outro. Lembre-se, o lápis é seu ! Se você permitir que uma criança aponte o lápis, você perceberá como crianças dessa idade ADORAM passar LONGOS minutos apontando um lápis e depois jogar tudo do lado de fora da lixeira.
  • No primeiro dia de aula você deve estabelecer as regras da turma. Estas incluem, “NÃO GRITAR, NÃO IR PARA BAIXO DAS MESAS OU CADEIRAS, NÃO FICAR EM PÉ NAS CADEIRAS, NÃO SENTAR SOBRE AS MESAS, SEMPRE PRESTAR ATENÇÃO AO PROFESSOR E AOS COLEGAS, NÃO JOGAR LÁPIS, BORRACHAS, ETC NOS COLEGAS, ETC. Explique essas regras quando todos estiverem prestando total atenção. Faça um poster com figuras sinalizando o que não é permitido e o que é dever do aluno fazer. (Logo colocarei um exemplo de poster com as regras da turma.)
  • Traduzido e adaptado do site do British Council – BBC.

     


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 476 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: